A ministra do Mar aproveitou a presença na inauguração da nova eclusa do Canal do Panamá para reforçar as relações bilaterais com o Panamá. Durante a estadia, Ana Paula Vitorino manteve contactos com o ministro do Canal do Panamá, Pedro Roy, que convidou a visitar Portugal até ao final do ano, e o ministro dos Assuntos do Mar, Jorge Pitty.
Em todas as reuniões bilaterais, a ministra do Mar esteve acompanhada pela presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira. Além de terem debatido assuntos de interesse comum, os governantes de Portugal e Panamá estabeleceram um compromisso sobre a assinatura de um Memorando de Entendimento.
Durante os encontros, a ministra do Mar apresentou as linhas estratégicas do plano do Governo para a economia do mar e defendeu “a necessidade de aprofundar parcerias entre o Panamá e Portugal nas áreas de negócio logístico, com particular destaque para a utilização das tecnologias ao serviço da eficiência dos serviços”, refere o Governo.
Igualmente abordada foi a hipótese de realizar “parcerias na construção de infra-estruturas nas áreas dos portos”, promover ligação dos transportes marítimos à ferrovia e/ou metro e reforçar a área da educação/formação, tendo ficado acordada “a frequência de 40 alunos panamianos na Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH)”, adianta o Ministério do Mar.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África