Ana Paula Vitorino apresentou plano para a economia do mar
Canal do Panamá

A ministra do Mar aproveitou a presença na inauguração da nova eclusa do Canal do Panamá para reforçar as relações bilaterais com o Panamá. Durante a estadia, Ana Paula Vitorino manteve contactos com o ministro do Canal do Panamá, Pedro Roy, que convidou a visitar Portugal até ao final do ano, e o ministro dos Assuntos do Mar, Jorge Pitty.

Em todas as reuniões bilaterais, a ministra do Mar esteve acompanhada pela presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira. Além de terem debatido assuntos de interesse comum, os governantes de Portugal e Panamá estabeleceram um compromisso sobre a assinatura de um Memorando de Entendimento.

Durante os encontros, a ministra do Mar apresentou as linhas estratégicas do plano do Governo para a economia do mar e defendeu “a necessidade de aprofundar parcerias entre o Panamá e Portugal nas áreas de negócio logístico, com particular destaque para a utilização das tecnologias ao serviço da eficiência dos serviços”, refere o Governo.

Igualmente abordada foi a hipótese de realizar “parcerias na construção de infra-estruturas nas áreas dos portos”, promover ligação dos transportes marítimos à ferrovia e/ou metro e reforçar a área da educação/formação, tendo ficado acordada “a frequência de 40 alunos panamianos na Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH)”, adianta o Ministério do Mar.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill