Ana Paula Vitorino aproveitou o Dia do Porto de Aveiro para anunciar esta medida, que corresponde a um investimento de 5,6 milhões de euros, e manifestar a sua convicção de que vai cumprir a meta de fazer equivaler a economia do mar a 5% do PIB até 2020, pois, na sua opinião, ela já deverá ser 4,6% do PIB actualmente
Porto de Aveiro

“Vamos instalar este ano a Janela Única Logística (JUL) no porto de Aveiro”, anunciou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a celebração do Dia do Porto de Aveiro, na passada Quarta-feira. Trata-se de um investimento de 5,6 milhões de euros, que “é nada comparado com o que podem ser as mais-valias e as vantagens, quer do lado do Estado, mas principalmente do funcionamento da economia”, sublinhou a ministra.

Na ocasião, Ana Paula Vitorino deixou aos responsáveis do porto os desafios de concretizarem “o plano de investimentos aprovado, para aumentar a capacidade logística e operacional e ter capacidade para receber mais e maiores navios”, implementar “novas indústrias, e também constituir o porto de Aveiro como centro de inovação, a nível da sustentabilidade ambiental”. Port Tech Clusters e Green Shipping foram dois termos usados pela ministra a propósito dos desafios do porto de Aveiro.

Acrescentou ainda que o porto de Aveiro é uma referência para o investimento privado e para o investimento público, e destacou a ideia de que se trata de um porto industrial, tal como o de Setúbal, ao contrário dos portos de Lisboa e Leixões. Pelo que considerou importante consolidar a ligação do porto aveirense à indústria, designadamente às indústrias da pesca e das energias renováveis oceânicas.

A ministra do Mar também recordou a sua promessa de 2015 de duplicar o peso da economia do mar no Produto Interno Bruto (PIB), que era então de 2,5%, até 2020, manifestando confiança em que irá atingir o seu objectivo porque “ainda não temos fechados os valores de 2018, mas tudo indica que já está nos cerca de 4,6%”, referiu.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill