Na sequência de declarações de Antoine Velge, da AISET, Ana Paula Vitorino manifestou intenção de realizar uma auditoria ao porto de Aveiro para verificar se as afirmações de Velge se confirmam.

A ministra do Mar anunciou que vai solicitar uma auditoria ao porto de Aveiro, ontem, durante uma intervenção na 3ª edição da conferência «Porto de Setúbal: uma solução para a região de Lisboa», que decorreu em Setúbal.

O anúncio foi feito na sequência de declarações de Antoine Velge, da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET), feitas momentos antes no mesmo evento e segundo o qual existem no porto de Aveiro concessões que “já foram entregues mas ainda não foram formalizadas”.

Sem acusar ninguém de cometer alguma ilegalidade, Antoine Velge usou o termo bicadas para definir o que considerou serem habilidades permitidas pelo regime de concessões portuárias vigente em Portugal e que possibilita, por exemplo, que o porto de Aveiro seja altamente competitivo, “porque há operadores a aplicar taxas mais baixas”.

Na sua intervenção, Ana Paula Vitorino reagiu, afirmando que “em Portugal o sentido de bicada é um sentido grave, é um expressão grave” e que como ministra responsável pelo sector não podia ouvir uma expressão dessas sem tirar as devidas consequências.

A ministra acrescentou ainda que “se o porto de Aveiro não tiver feito nenhuma bicada, eles com certeza que terão, do ponto de vista judicial, uma reacção ao que foi aqui dito”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill