Esta será uma das paragens de Ana Paula Vitorino, num dia em que ainda vai a Matosinhos inaugurar um edifício em Matosinhos, assinar um contrato de concessão de uma unidade da ASM Industries e inaugurar um centro de operações no porto de Leixões
PrémioMário Ruivo - Gerações Oceânicas

Amanhã, 25 de Novembro, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, promove várias iniciativas em todo o país no quadro do “cumprimento da Estratégia do Governo para o Mar” e que visa “a protecção e preservação do oceano, o crescimento da economia azul assente num modelo de desenvolvimento sustentável de aproveitamento dos recursos marinhos, em linha com os compromissos internacionais assumidos por Portugal e contribuindo para a Estratégia Europa 2020, em matéria de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”, refere o Ministério do Mar.

Segundo o Ministério do Mar, as iniciativas contemplam a inauguração do Centro Regional do Sistema de Alerta Precoce de Tsunamis do Atlântico Norte e Mediterrâneo (NEAMTWS, que será gerido pelo IPMA), em Lisboa, a assinatura do contrato de concessão da unidade industrial da ASM Industries para produção de componentes de energia eólica oceânica no porto de Aveiro, a inauguração dos novos centros de operações logísticas no porto de Leixões e a inauguração do edifício da lota e do canal de acesso à zona piscatória no Portinho de Angeiras, no concelho de Matosinhos.

Neste contexto, o Ministério do Mar divulgou também os três grandes eixos de actuação de Ana Paula Vitorino para 2018, na linha do que tem vindo a ser a sua estratégia desde o início do seu mandato: a afirmação da soberania (reforçando e consolidando a importância geoestratégica euro-atlântica do país), o desenvolvimento da Economia Azul (através de uma economia do mar inovadora, sustentável, circular e de elevado valor acrescentado) e o conhecimento e valorização sustentável, protecção dos recursos do mar (valorizando os serviços dos ecossistemas marinhos, recuperando e protegendo o capital natural e promovendo a cultura marítima na identidade nacional).



Um comentário em “Ministra do Mar inaugura amanhã centro de alerta contra tsunamis”

  1. Orlando Temes de Oliveira diz:

    Isto é cúmulo da fantasia! Mas publicar o novo RIM (Regulamento de inscrição Marítima) é que não é capaz de fazer! E não será este o principal instrumento para que possamos ter a profissão de marítimo capaz de servir os interesses de Portugal no Mar?.
    Coitado deste nosso País.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill