Canal do Panamá

O tráfego marítimo entre a Ásia e a costa leste dos Estados Unidos via Canal do Panamá encaminha-se para um panorama de redução de serviços e navios maiores, de acordo com a consultora Drewry, citada pelo World Maritime News.

“Com base em projecções recentes, os armadores não antecipam diferenças significativas no comércio entre a Ásia e a costa leste dos Estados Unidos via Panamá a partir de Julho”, refere a Drewry, na medida em que o número de serviços semanais se deverá manter nos 14.

Mas a dimensão média dos navios deverá aumentar 25%, para as 5.900 TEU, um número abaixo das 13 mil a 14 mil TEU, que são o limite máximo aceitável no Canal do Panamá após a sua expansão, nota ainda a consultora, citada pelo World Maritime News.

De acordo com o jornal, as alianças de transporte marítimo CKHYE e G6 já anunciaram planos para aumentar a dimensão dos navios utilizados entre a Ásia e a costa leste dos Estados Unidos nas rotas pelo Panamá.

A primeira fará alterações mais significativas na sua capacidade, ampliando os seus três serviços pelo Panamá para um máximo de 8.500 TEU e transferindo um serviço pelo Canal do Suez para o Canal do Panamá.

A última lançará em Julho o novo serviço NYX, com 10 unidades de 10 mil TEU, que substituirá dois percursos actuais (NCE e NYE/SCE Combo) realizados com navios de metade dessa dimensão, o que significa que o aumento líquido na capacidade nominal semanal será negligenciável, refere o jornal.

A partir de Julho, existirão nove serviços semanais com navios Panamax (capacidade até 5 mil TEU), o que representará uma boa margem para a sua ampliação, mas com a diminuição da procura de serviços entre a costa leste dos Estados Unidos e o Golfo do Panamá, a Drewry admite que essa alteração seja gradual.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill