Rotas entre Ásia e Costa Leste da América do Sul
Asia Australian Consortium

A redução de capacidade no transporte marítimo entre a Ásia e a Costa Leste da América do Sul está a induzir aumentos de preços nas tarifas dos fretes, segundo a consultora Drewry, citada pelo World Maritime News.

De acordo com o jornal, de Janeiro a Junho deste ano, tarifas representativas de fretes entre Shangai (China) e Santos (Brasil) aumentaram 420%, apesar da queda de 28% nos volumes contentorizados nas rotas dominantes entre a Ásia e a Costa Leste da América do Sul nos primeiros cinco meses de 2016.

Nos últimos meses, segundo o mesmo jornal, os operadores destas rotas reduziram a sua oferta em cerca de 30 por cento, em linha com a redução da procura. Desde Junho que existem apenas três serviços semanais entre a Ásia e a Costa Leste da América do Sul, metade do que existia há um ano, e com navios de capacidade média para 8.500 TEU.

Embora exista a tentação de replicar a solução noutras rotas, face à eficácia da medida, a Drewry, citada pelo jornal, considera que cada uma tem a sua dinâmica, tornando o modelo mais ou menos fácil a sua aplicação e o efeito sobre os preços dos fretes, conforme os casos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill