Apesar da EGCSA não acreditar num crescimento exponencial deste sistema, várias são as grandes companhias de transporte marítimo que já instalaram os depuradores a bordo.
Scrubbers

Até 31 de Maio, 983 navios já estavam equipados com depuradores (sistemas de limpeza de gases se escape dos navios, também designados scrubbers), avançou, esta quinta-feira, a EGCSA,(Exhaust Gas Cleaning Systems Association). No entanto, a mesma associação não acredita que este panorama venha a vingar.

“Embora tenha havido um aumento na procura, e não sendo a capacidade do estaleiro um problema”, outras limitações se podem impor, como a “disponibilidade de experientes nestas instalações”, refere a EGCSA, em comunicado.

Ainda assim, com uma preocupação cada vez maior dos armadores em corresponder aos regulamentos ambientais rigorosos, os relatórios demonstram que as grandes companhias estão a investir neste sistema. Desde a Spliethof, aFrontline, a DHT à Star Bulk, todas já têm depuradores a bordo. Sendo que há rumores de que, também as maiores companhias do mundo se adaptarão rapidamente a este sistema.

Note-se que até há bem pouco tempo, a maior instalação de depuradores tinha sido efectuada para motores com energia de 25 a 30 MW. No entanto, recentemente, estes números foram, em muito, ultrapassados. Num navio de contentor de sistema híbrido, com 72 MW também já foram instalados. Instalações que são 60% efectuadas nos estaleiros da Ásia.

Em 2015, com as mudanças nos níveis de enxofre, vários operadores RORO e de ferry instalaram os depuradores, em conformidade com as regas. De seguida, a indústria de cruzeiros, e com as metas de 2020, os graneleiros assumiram igualmente esta responsabilidade, sendo que, também já os porta-contentores e os petroleiros começaram a instalar este sistema.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill