Quatro navios serão desmantelados na China e quatro na Índia
Maersk

A Maersk decidiu enviar oito dos seus porta-contentores Panamax para desmantelamento em três estaleiros na Índia (dois) e na China (um), refere o World Maritime News. Quatro navios serão desmantelados na Índia, nos estaleiros de Shree Ram (dois) e Y.S. Investments (dois), e os restantes quatro no estaleiro da Jiangyin Xiagang Changjiang Ship Recycling.

Segundo o jornal, os navios deverão ser transferidos entre Dezembro deste ano e as duas primeiras semanas de Março.

Nos próximos anos, a Maersk prevê desmantelar navios a um ritmo maior do que até aqui, à medida que mais navios vão terminam a sua vida comercial. Actualmente, a empresa possui uma frota de cerca de 600 navios, fretados ou próprios.

O principal efeito destas operações é a competição dos estaleiros não só pelo melhor preço, mas também pelas melhores condições de desmantelamento, o que não deixa de ser relevante quando estão em causa infra-estruturas asiáticas, designadamente da Índia, frequentemente acusadas de más práticas laborais, ambientais e de segurança nesta matéria.

De acordo com o jornal, os estaleiros envolvidos concordaram em respeitar os padrões da Maersk (Maersk Responsible Ship Recycling Standard) para este tipo de operações e a supervisão das mesmas ficará a cargo de elementos da Maersk QHSE e de consultores externos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill