Depois da CMA CGM e da Hapag-Lloyd, foi a vez da Maersk assumir o estatuto de fundadora da nova plataforma digital para transacções comerciais entre membros da indústria do transporte marítimo
Digital Container Shipping Association

A Maersk tornou-se o terceiro membro fundador da New York Shipping Exchange (NYSHEX), uma plataforma digital de comércio para o transporte marítimo, depois da CMA CGM e da Hapag-Lloyd, refere o World Maritime News.

A NYSHEX foi lançada em 2015 com o objectivo de fornecer à indústria do transporte marítimo a possibilidade de transaccionar mercadorias de forma digital e estabelecer novos modelos de contratos de carga em formato digital.

Conforme se sabia, as empresas MOL, OOCL e COSCO também já integram a plataforma. Com a chegada da Maersk, estão representadas na NYSHEX as três maiores alianças de transporte marítimo à escala global – a 2M, a Ocean Alliance e a THE Alliance.

Entretanto, segundo o mesmo jornal, a Maersk acolheu com agrado o sinal dado por várias ONGs e pela indústria do transporte marítimo a favor de uma exclusão explícita do combustível não conforme as novas regras ambientais, ou seja, com teores de enxofre acima do estipulado pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), a partir de 2020, quando essa regra entrar em vigor.

Em cima da mesa estão duas propostas relativas a esta exclusão e ambas deverão ser discutidas na IMO no princípio de Fevereiro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill