Experiência da empresa pode ser útil para implementar acordo da OMC

A Maersk aderiu hoje, 17 de Dezembro, à Global Alliance para a Facilitação Comercial, uma aliança criada para implementar o Acordo de Facilitação Comercial, subscrito no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) e que vigorará após ratificação interna por dois terços dos aderentes (108). O anúncio foi feito durante a 10ª Conferência Ministerial da OMC, que decorre até amanhã, em Nairobi, no Quénia.

A Global Alliance para a Facilitação Comercial, financiada por agências governamentais dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Reino Unido, é dirigida pela Câmara Internacional do Comércio, Fórum Económico Internacional e o Centro para Empresas Privadas Internacionais, e integra grandes empresas internacionais, entre as quais a DHL e a Wal-Mart.

O objectivo desta aliança é acelerar o processo de reformas no quadro do comércio internacional e a implementação do Acordo de Facilitação Comercial. Entre as medidas que se propõe constam a simplificação dos processos alfandegários e a melhoria da coordenação entre entidades governamentais e privadas, visando poupar tempo e encargos aos agentes económicos. De acordo com a Maersk, a experiência da empresa poderá ser um valor acrescentado para a aliança.

Ainda segundo a empresa, as reformas destinadas a reduzir o tempo de trânsito dos bens nas fronteiras podem aumentar o fluxo comercial e contribuir para o crescimento e a criação de emprego em países de poucos e médios recursos. A Maersk estima que a implementação plena do Acordo de Facilitação Comercial pode acrescentar um trilião de dólares anuais ao PIB mundial e 21 milhões de novos empregos em todo o mundo.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill