O LOOP-Ports Project, uma iniciativa que procura incentivar a economia circular nos portos europeus, foi recentemente lançada no porto de Valência. Junta 13 parceiros de seis estados membros da União Europeia -Espanha, Itália, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda – é coordenada pela Fundacion Valenciaport e financiada pelo Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT, sigla em inglês).
Em concreto, esta iniciativa pretende “facilitar a transição do sector portuário para uma economia circular, onde os produtos, materiais e matérias-primas são mantidas o máximo tempo possível, minimizando o gasto das gerações”, pode ler-se no Safety4Sea. Uma transição que se pretende concretizar através da troca de experiências e boas práticas entre portos, bem como a disposição de políticas de recomendação e oportunidades de negócio. Sendo que a rede se irá focar em materiais de alta emissão, principalmente metais, plásticos, cimentos e biomateriais.
O projecto, cujos principais resultados serão o mapeamento dos portos mais propícios a esta iniciativa bem como a ilustração de casos relevantes, a análise das ferramentas chave que podem potenciar o desenvolvimento de uma economia circular nos portos, a organização de workshops ou desenvolvimento de modelos de negócio e a criação de uma ferramenta online sobre o tema, que está inserido no EIT Climate-KIC initiative. A sua duração prevista é de 26 meses, devendo terminar em Novembro de 2020.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo