O projecto que foi lançado no Porto de Valência (coordenador) na última semana é financiado pelo Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia
Sillk City

O LOOP-Ports Project, uma iniciativa que procura incentivar a economia circular nos portos europeus, foi recentemente lançada no porto de Valência. Junta 13 parceiros de seis estados membros da União Europeia -Espanha, Itália, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda – é coordenada pela Fundacion Valenciaport e financiada pelo Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT, sigla em inglês).

 

Em concreto, esta iniciativa pretende “facilitar a transição do sector portuário para uma economia circular, onde os produtos, materiais e matérias-primas são mantidas o máximo tempo possível, minimizando o gasto das gerações”, pode ler-se no Safety4Sea. Uma transição que se pretende concretizar através da troca de experiências e boas práticas entre portos, bem como a disposição de políticas de recomendação e oportunidades de negócio. Sendo que a rede se irá focar em materiais de alta emissão, principalmente metais, plásticos, cimentos e biomateriais.

 

O projecto, cujos principais resultados serão o mapeamento dos portos mais propícios a esta iniciativa bem como a ilustração de casos relevantes, a análise das ferramentas chave que podem potenciar o desenvolvimento de uma economia circular nos portos, a organização de workshops ou desenvolvimento de modelos de negócio e a criação de uma ferramenta online sobre o tema, que está inserido no EIT Climate-KIC initiative. A sua duração prevista é de 26 meses, devendo terminar em Novembro de 2020.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill