Segundo a empresa, foi experimentado em Roterdão, pela primeira vez, um rebocador controlado remotamente, a partir de Marselha.
Wärtsilä

A empresa holandesa de reboques marítimos KOTUG realizou recentemente, com êxito, uma demonstração de um rebocador com controlo remoto, segundo comunicado oficial.

O RT Borkum, controlado através de uma estação de comando na International Tug, Salvage & OSV Convention and Exhibition (ITS), em Marselha, foi experimentado a 600 quilómetros de distância em Roterdão, numa operação possível através da internet e imagens da câmara.

Sem subsídios externos, o projecto conta com o apoio da Alphatron, da KPN, da M2M Blue, da OnBoard, da Rotortug, e da Veth, marcas que auxiliam com os sistemas e motores.

Para que o projecto seja válido, resta uma actualização dos regulamentos actuais neste âmbito, que ainda não permitem a navegação de rebocadores sem tripulantes. A KOTUG acredita que esta tecnologia, a par com a tecnologia de veículos aéreos não tripulados (vulgarmente conhecidos por drones) são o primeiro passo para a navegação marítima autónoma.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill