As três principais empresas japonesas de transporte marítimo de contentores, a Kawasaki Kisen Kaisha (K Line), a Mitsui O.S.K. Lines (MOL), e a Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK Line), concordaram em estabelecer uma parceria para integrarem os seus negócios.
Além do transporte marítimo, o acordo, que está sujeito a aprovação pelas autoridades reguladoras, incluirá as operações de terminais em todo o mundo, com excepção do Japão.
A nova empresa deverá começar a operar em 1 de Abril de 2018, embora a parceria deva estar formalizada em 1 de Julho de 2017. A K Line e a MOL deterão 31% cada e os restantes 38% serão detidos pela NYK Line. Em conjunto, deverão explorar uma frota com capacidade para 1,4 milhões de TEU, o que tornará a companhia a sexta do ranking internacional, com 7% da quota de mercado.
Actualmente, as frotas de cada uma das empresas estão assim repartidas: NYL Line, 68 navios, com capacidade para 507.046 TEU; MOL, 35 navios com capacidade para 307.449 TEU; e K Line, 31 navios, com capacidade para 240.440 TEU. No total, o contributo das empresas para a parceria é de 2,6mil milhões de euros De acordo com um comunicado conjunto, as três empresas esperam obter sinergias estimadas em 955 milhões de euros anuais.
Este é mais um caso em que as empresas de transporte marítimo usam a fusão para ganhar escala e assim responder ao desequilíbrio entre a oferta e a procura no mercado dos porta-contentores, actualmente adverso às margens de rentabilidade. Desta forma, as empresas procuram prevenir o futuro através de operações mais estáveis, eficientes e competitivas.
Um comentário em “Fusão da K Line, MOL e NYK Line”
Deixe um comentário Cancelar resposta
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
parabens agora é so ser cliente no terminal embraport em santos que temos um grande sistema logistico.