A festejar os 10 anos de competições nos Açores, apresenta-se o evento que junta alguns dos melhores surfistas da história.
Docapesca

Há 10 anos os Açores acolhiam as primeiras competições de surf e agora festejam-no, acolhendo, desde ontem, o Azores Airlines World Masters Championship, que coloca, novamente em competição 27 “surfistas lendários” na praia de Santa Bárbara.

Uma competição que terá a sua janela aberta de 18 a 23 de Setembro, foca, especialmente este ano, a competição feminina, pela primeira vez no calendário, onde irão ser incluídas: a sete vezes campeã do mundo, Layne Beachley e a quatro vezes campeã, Frieda Zamba.

À parte a devida felicidade por ter sido convidada a participar no campeonato, Zamba confessa que “São Miguel soa espectacular para assegurar este evento, e estou desejosa de competir de novo”.

No masculino, Tom Curren será o que carrega melhor historial, com três títulos mundiais, 41 eventos ao longo da sua carreira, entre 1982 e 2001, e participação no Billabong Azores Pro, em 2010.

Note-se que este evento ocorreu, pela última vez, em 2011, no Rio de Janeiro, e foram os surfistas Nathan Webster e Iain Buchanan quem clamou vitória no Masters (mais de 45) e Grand Masters (mais de 55), respectivamente. E este ano, ocorre nos Açores, lugar onde já se geraram “sessões memoráveis” de surf (geralmente comparado com o Havai, a ilha tropical vulcânica) e onde se oferece a melhor vista oceânica, pode ler-se no comunicado oficial.

Em termos de valores, como prometida recentemente pela WSL, todas as divisões receberão igual prémio, pelo que o primeiro lugar receberá cerca de 15 mil euros.

Luke Egan que começou por surfer contra Sunny Garcia, perdeu com 6,50 pontos, contra os 7,10 do adversário. “É bom estar aqui, estar na água e estar com os antigos colegas”, comentou Egan, concluindo “é uma loucura perceber que eles após tantos anos são tão apaixonados pelo surf. As ondas estão fantásticas, há muita gente a torcer por nós, e foi um bom começo”.

No heat seguinte, infelizmente, as ondas acalmaram e Tom Curren e Gary Elkertonn tiveram dificuldades em apanhá-las.

Já o português que recebeu o Wildcard, o único na competição, João Alexandre, apostou nas boas esquerdas contra Dave Macaulay.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill