O operador e proprietário filipino de terminais de contentores International Container Terminal Services, Inc. (ICTSI), iniciou formalmente a primeira fase do desenvolvimento do novo terminal no Basra Gateway Terminal, no Porto Norte, em Umm Qasr, no Iraque.
De acordo com a ICTSI, o investimento nesta fase de desenvolvimento é aproximadamente de 118 milhões de euros e constitui o primeiro financiamento estrangeiro da nova infra-estrutura portuária no Iraque. Depois de concluída, a nova área do terminal terá 600 metros de cais e uma área de 50 hectares de estaleiro.
Para Enrique K. Razon Jr., chairman e presidente da ICTSI, esta operação “representa um marco no desenvolvimento das infra-estruturas de transporte marítimo do Iraque”, tendo acrescentado que a nova infra-estrutura, “equipada com os mais modernos sistemas no cais e em terra, é crítica para o desenvolvimento económico”.
O mesmo responsável mostrou-se confiante em que “a nova área do terminal induzirá eficiência e acelerará as exportações e importações de mercadorias, assim apoiando o crescimento económico do Iraque”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística