República Islâmica procura reconquistar posições no transporte marítimo
PSA Singapore Terminals

Nas próximas semanas, o Irão espera lançar uma linha regular de transporte marítimo para o Japão, segundo terá afirmado o Director-Geral da Islamic Republic of Iran Shipping Lines (IRISL), Mohammad Saeidi, à agência noticiosa iraniana Tasnim News Agency, segundo o World Maritime News.

Esta é apenas mais uma iniciativa do Irão para retomar a sua presença no comércio marítimo internacional desde a remoção das sanções internacionais, que o afastaram das grandes rotas desse mercado.

Um exemplo revelador desta ambição ocorreu no dia 17 de Março, quando o porta-contentores Azargoun, da IRISL, escalou em Hamburgo, assinalando a reabertura do serviço regular European Container Line (ECL) daquela companhia.

Paralelamente, os responsáveis iranianos têm mantido importantes contactos internacionais no sentido de reocupar posições no mercado do transporte marítimo. Dois episódios recentes relatados pelo mesmo jornal ilustram esta atitude.

Um foi o interesse manifestado pelo Chipre, um parceiro importante no registo e classificação de navios, em colaborar com a IRISL, num encontro entre o director da empresa e o Secretário dos Transportes e Comunicações de Chipre.

O outro foi o interesse manifestado pela Itália em reforçar os laços comerciais com o Irão durante uma cimeira entre os dois países, que teve lugar nos passados dias 16 e 17 de Maio, em Teerão, e na qual Mohammad Saeidi apresentou a disponibilidade da IRISL em desempenhar um papel nesse contexto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill