A obra representa um investimento de 130,5 milhões de euros e terá apoio do programa comunitário CEF
Infra-estruturas de Portugal

A Infra-estruturas de Portugal (IP) e o consórcio Sacyr Somague, S.A./Sacyr Infraestructuras, S.A. assinaram o contrato para construção do troço ferroviário Alandroal/Linha do Leste, da nova Linha de Évora do Corredor Internacional Sul. Segundo fonte da IP citada pela LUSA e Diário de Notícias, o contrato “segue agora para o Tribunal de Contas, para obtenção do visto prévio, após o qual a obra poderá ser consignada e começar no terreno”.

A obra, que representa um investimento de 130,5 milhões de euros, terá apoios da União Europeia, através do programa Connecting Europe Facility (CEF), no quadro dos contratos de co-financiamento com comparticipações que variam entre 40 e 50%, refere a IP. Desenvolvida no âmbito do Programa Ferrovia 2020, refere a IP, esta intervenção contemplará a construção de um sub-troço com 38,4 quilómetros da nova Linha de Évora, envolvendo, entre outros, a execução dos seguintes trabalhos: construção de infra-estrutura de via-férrea, incluindo terraplenagem, sistema de drenagem, criação de uma estação técnica, construção de 13 novas Pontes e viadutos ferroviários (Ponte de Alcalate – 435 metros de extensão, Ponte de Pardais – 785 metros de extensão,  Viaduto da Asseca – 239,4 metros de extensão, Ponte da Asseca – 644 metros de extensão, Viaduto da Freira – 380,2 metros de extensão, Ponte de Mures – 510 metros de extensão, Viaduto da Capela – 494 metros de extensão, Viaduto do Sobral – 314 metros de extensão, Ponte sobre a Ribeira de Varche – 575 metros de extensão, Ponte sobre a Ribeira de Mosqueiros – 330 metros de extensão, Ponte sobre a Ribeira de Cancão – 750 metros de extensão, Ponte sobre a Ribeira da Lã – 558 metros de extensão, Viaduto sobre a A6 na Ligação à Linha do Leste – 201 metros de extensão, construção de 26 Obras de Arte para a criação de desnivelamentos rodoviários, execução de caminhos paralelos e caminhos de acesso e emergência contiguo, vedação do Canal Ferroviário, trabalhos preparatórios para a colocação de sistemas de Retorno de Corrente de Tracção e Terras de Protecção (RCT+TP), telecomunicações, catenária e sinalização).

Esta intervenção constitui o último dos três troços cuja construção já foi contratada da nova Linha de Évora, do futuro Corredor Internacional Sul que ligará o porto de Sines à Fronteira do Caia (Elvas). “O novo troço da Linha de Évora, constituído pelos troços Évora Norte/Freixo, Freixo/Alandroal e Alandroal/ Linha do Leste, terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única electrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia)”, lembra a IP.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill