Além de investir no porto, a empresa vai tornar-se accionista minoritária da YILPORT Sweden Terminal Investment AB
Porto de Kiel

A Infranode vai investir cerca de 38 milhões de euros no porto de Gävle, na Suécia, e simultaneamente tornar-se accionista minoritário da YILPORT Sweden Terminal Investment AB (YST). Desta forma, a Infranode será dona e parceira das operações da Yilport no porto de Gävle, onde se envolverá na expansão do novo terminal de contentores daquela infra-estrutura.

O porto de Gävle é o terceiro maior da Suécia para contentores e maior da costa leste do país. É igualmente um dos hubs mais importantes da Suécia para exportações e para o crescente mercado importador relacionado com o terminal intermodal Stockholm Nord da Yilport. O porto tem revelado um crescimento ao longo do tempo e actualmente tem capacidade para 300 mil TEU.

Segundo a Infranode, está num processo de duplicação do seu terminal, que deverá ter capacidade para 600 mil TEU anuais em 2020 e para receber navios maiores. A YST e as suas subsidiárias detêm uma concessão acordada com a autoridade portuária (Gävle Hamn AB), que é de natureza municipal, para desenvolver e explorar o porto até 2046, com uma opção para mais 10 anos.

A Infranode é uma entidade vocacionada para investir em infra-estruturas de países nórdicos nas áreas da energia, transporte e áreas sociais. Tem 450 milhões de euros de capital sob gestão e a sua base de investidores é composta por fundos de pensões, seguradoras, o Banco Europeu de Investimento e a Fundação IMAS.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill