O Governo indiano, o Registo de Navios da Índia e a Siemens lançaram um centro de excelência destinado a satisfazer as necessidades do sector naval do país e aproveitar as potencialidades da sua longa costa e vias navegáveis interiores
SEASOLAS

O Registo de Navios da Índia juntou-se à Siemens e ao Governo indiano para lançar um centro de excelência em construção naval e mar, destinado a apoiar a concepção de navios comerciais para navegação costeira, em alto mar ou águas interiores, refere o World Maritime News.

O centro, designado Centre of Excellence in Maritime and Shipbuilding (CEMS), foi lançado para responder às necessidades de várias empresas da área marítima, ao panorama do mercado actual e ao impacto e necessidades do projecto Sagarmala (que envolve centenas de iniciativas de modernização portuária dirigidas ao desenvolvimento das comunidades costeiras através do aproveitamento da linha costeira e das vias navegáveis interiores da Índia).

Segundo o jornal, o CEMS vai apoiar o design de produção de vários estaleiros indianos e realizar estudos para identificar as necessidades dos armadores e operadores de navios do país.

Será ainda promovido um programa de desenvolvimento de competências para a indústria visando qualificar estudantes em engenharia e áreas técnicas, como design de cascos de navios, construção e manutenção de navios, reparação e revisão de navios, gestão do ciclo de vida de navios e componentes digitais avançadas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill