Ministro indiano anunciou vasto plano de infra-estruturas portuárias
Índia

O ministro indiano responsável pelos transportes marítimos e terrestres, Nitin Gadkari, afirmou que o sector do transporte marítimo indiano tem potencial para gerar 4 milhões de empregos directos e 6 milhões de empregos indirectos ao longo dos próximos 5 anos, referia recentemente a imprensa internacional.

De acordo com as mesmas fontes, o ministro recordou o impulso dado pelo Primeiro-Ministro, Narendra Modi, ao sector portuário e afirmou que o seu Ministério preparou projectos com um potencial de investimento de 16,2 mil milhões de euros, a apresentar na Cimeira Marítima da Índia, que se realizará em Mumbai, de 14 a 16 de Abril.

Os projectos incluirão 27 clusters industriais baseados em portos, promoção da navegação de cabotagem e desenvolvimento de via navegáveis interiores, integrados no projecto Sagarmala (uma iniciativa do Governo destinada a desenvolver infra-estruturas portuárias ao longo dos 7.500 Km de costa do país e que representa um investimento de cerca de 94 milhões de euros).

Nitin Gadkari terá também manifestado a urgência em reduzir custos de logística para tornar as exportações indianas mais competitivas, designadamente, desenvolvendo a cabotagem e as vias navegáveis interiores. Aproveitou igualmente a ocasião para detalhar algumas das principais iniciativas promovidas pelo Governo neste âmbito, entre novos portos, programas de modernização portuária, ligações ao hinterland, plataformas multi-modais e clusters de construção, reparação e reciclagem naval.

Com estas medidas, o Governo indiano pretende não só tornar mais dinâmico o seu sector portuário, à semelhança do que existe noutros países asiáticos, e que foi negligenciado durante anos, mas também gerar novas oportunidades de negócio que todos estes projectos representarão.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill