Numa operação invulgar, um Iate de 46 metros, o Shergar, vai embarcar hoje num navio semi-submersível, o Super Servant 4, com destino à Holanda.

O Porto de Setúbal irá ter oportunidade de assistir hoje a uma operação invulgar quando um Iate de 46 metros, o Shergar, embarcar no navio semi-submersível Super Servant 4,  com destino à Holanda.

O Super Servant 4, como navio semi-submersível tem a particularidade de submergir parcialmente, tal como a expressão indica, de forma a permitir aos iates entrarem e saírem  pelos seus próprios meios, flutuando.

Fundeado em frente ao cais 1, perto da Doca dos Pescadores, a operação envolvendo o Super Servant 4, tendo-se iniciado já ontem, culminará cerca das 8 horas da manhã quando, parcialmente afundado, será retirado da sua posição atual um dos Iates em trânsito para permitir o embarque do Shergar, regressando posteriormente ao seu lugar inicial.

Uma vez todas as embarcações em posição, após confirmação dos respectivos mergulhadores, o Super Servant 4 começará a deslastrar para, cerca de 4 horas depois, ou seja, por volta das 12 horas, estar pronto para se dar início ao peamento de todas as embarcações, o que se espera concluído até amanhã de manhã, momento em que, após inspeção pelo comandante do navio, loadmaster e autoridades locais, o navio seguirá viagem com destino à Holanda.

A colocação dos Iates sobre os picadeiros é orientada pela tripulação e por uma equipa de mergulhadores contratada localmente, sendo o peamento das embarcações efectuado pela tripulação com o auxílio de pessoal estivador e de soldadores de Setúbal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill