O Porto de Setúbal irá ter oportunidade de assistir hoje a uma operação invulgar quando um Iate de 46 metros, o Shergar, embarcar no navio semi-submersível Super Servant 4, com destino à Holanda.
O Super Servant 4, como navio semi-submersível tem a particularidade de submergir parcialmente, tal como a expressão indica, de forma a permitir aos iates entrarem e saírem pelos seus próprios meios, flutuando.
Fundeado em frente ao cais 1, perto da Doca dos Pescadores, a operação envolvendo o Super Servant 4, tendo-se iniciado já ontem, culminará cerca das 8 horas da manhã quando, parcialmente afundado, será retirado da sua posição atual um dos Iates em trânsito para permitir o embarque do Shergar, regressando posteriormente ao seu lugar inicial.
Uma vez todas as embarcações em posição, após confirmação dos respectivos mergulhadores, o Super Servant 4 começará a deslastrar para, cerca de 4 horas depois, ou seja, por volta das 12 horas, estar pronto para se dar início ao peamento de todas as embarcações, o que se espera concluído até amanhã de manhã, momento em que, após inspeção pelo comandante do navio, loadmaster e autoridades locais, o navio seguirá viagem com destino à Holanda.
A colocação dos Iates sobre os picadeiros é orientada pela tripulação e por uma equipa de mergulhadores contratada localmente, sendo o peamento das embarcações efectuado pela tripulação com o auxílio de pessoal estivador e de soldadores de Setúbal.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística