Foi lançado à água, nos estaleiros de Brodospit, na Croácia, o navio de cruzeiros polares Hondius, que é o primeiro de Classe Polar 6 a ser registado em todo o mundo. De acordo com esta classificação, trata-se de um navio habilitado para operações no Verão e Outono e para enfrentar o primeiro gelo do ano.
O navio está registado na Holanda e tem acomodações de luxo para 176 pessoas. Pode navegar no Árctico e no Antárctico, tem 107,6 metros de comprimento por 17,6 de largura e 5,30 de calado, e pode atingir os 15 nós. Tem uma tripulação de 72 pessoas e dois motores principais com uma potência de 4.200 Kw.
Ao serviço da Oceanwide Expeditions, o navio supera os mais modernos requisitos ambientais do Código Polar da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) e vai ao encontro dos requisitos da Lloyd’s Register paranavios de cruzeiros polares, segundo a empresa.
Segundo alguns meios de comunicação, o navio foi construído ao abrigo de um modelo de negócio que contempla a sua disponibilização a outros operadores de cruzeiros que não a Oceanwide Expeditions, com opção de aquisição por esta empresa a qualquer momento e uma obrigação de aquisição definitiva ao fim de 10 anos.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019