A Hyundai Merchant Marine (HMM) considera começar a navegar pela Rota do Mar do Norte, que atravessa o Árctico russo, e pode iniciar os primeiros ensaios até 2020, revelam meios de comunicação internacionais.
Se o projecto se concretizar, a maior companhia de transporte marítimo sul-coreana será a primeira do país a usar esta rota, na qual espera colocarão serviço os seus porta-contentores com capacidade para 2.500 a 3.500 TEU, provavelmente com o auxílio de navios quebra-gelos.
Segundo diversas fontes internacionais, o presidente sul-coreano, Moon Jae, e o presidente russo, Vladimir Putin, terão debatido a cooperação no Árctico durante a cimeira do G20, no princípio de Julho, na Alemanha.
Actualmente, a HMM utiliza as rotas convencionais pelo Canal de Suez e o Oceano Índico, mas a perspectiva de menores distâncias e redução de custos graças ao uso da rota do Ártctico, cada vez mais possível devido às alterações climáticas, torna a ideia interessante para a empresa.
Recorde-se que recentemente o navio russo Christophe de Margerie, da Sovocomflot, tornou-se o primeiro navio mercante a cruzar a rota do Árctico sem recurso a um quebra-gelos, estabelecendo o recorde de 19 dias entre Hammerfest, na Noruega, e Boryeong, precisamente na Coreia do Sul, menos 30 por cento do tempo necessário para estes destinos pela rota do Canal de Suez.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística