Neste Verão, pela primeira vez, um navio mercante cruzou o Árctico sem o auxílio de quebra-gelos, numa viagem entre a Noruega e a Coreia do Sul realizada em tempo recorde
Sovocomflot

No dia 17 de Agosto, o navio tanque russo Christophe de Margerie, da Sovocomflot, foi o primeiro navio mercante a concluir uma travessia do Árctico sem auxílio de um quebra-gelos, noticiou a CNN. O navio transportou gás natural liquefeito (GNL) entre Hammerfest, na Noruega, e Boryeong, na Coreia do Sul, no tempo recorde de 19 dias, menos 30 por cento do tempo necessário para ligar os dois destinos pela rota do Canal de Suez.

Durante a viagem, na Rota do Mar do Norte, o navio atravessou a parte mais a norte do percurso, entre os portos russos de Cabo Zhelania, no arquipélago de Nova Zembla, e Cabo Dezhnev, em Chukotka, o ponto mais oriental da Rússia, numa distância de 4.060 quilómetros (2.193 milhas náuticas), em seis dias, 12 horas e 15 minutos, o que constituiu um recorde.

De acordo com a Sovocomflot, a velocidade média foi superior a 14 nós, apesar de o navio ter atravessado algumas zonas com uma camada de gelo de 1.2 metros de espessura. Em todo o ocaso, o Christophe de Margerie recebeu a classificação Arc7, e mais elevado escalão atribuído a navios mercantes glaciares e pode navegar através de gelo com 2.1 metros de espessura, o que lhe permite operar nas águas do Árctico ao longo de todo o ano e não só nos meses de Verão, refere a CNN.

Trata-se de um navio com um sistema de propulsão de 45 MW, comparável à capacidade de um moderno quebra-gelos de propulsão nuclear, e é o primeiro navio desta categoria dotado de três unidades de propulsão Azipod, que lhe fornecem uma elevada capacidade de enfrentar o gelo e manobrabilidade significativa, refere a Sovocomflot.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill