A União Europeia pretende investir no projecto Hull to Hull que visa a criação de condições para a navegação autónoma.
Hull to Hull

Ainda que a iniciativa esteja numa fase embrionária (definições de conceito), a União Europeia pretende investir no Hull to Hull (H2H), um projecto que visa a criação de condições para a navegação autónoma, segundo comunicado oficial da empresa Kongsberg, que está a financiar e coordenar o projecto.

O H2H foi lançado em Novembro de 2017, servindo-se do Sistema Global Europeu da Navegação por Satélite (EGNSS, na sigla inglesa), do EGNOS e do Galileo, e desenvolve soluções técnicas que proporcionam uma navegação mais segura, auxiliando nas tomadas de decisão ou mesmo nas próprias manobras.

Em concreto, o sistema permite delimitar e definir as zonas de proximidade com precisão, tanto para os navios como para os objectos, incluindo inclusivamente uma representação em 3D, dando a localização e orientação do navio.

“Iremos implementar o sistema piloto que irá formar a base para as três demonstrações. O que inclui integração de sensores, construção de modelos em 3D e implementação de GNSS e protocolos de comunicação”, referiu Per Erik Kvam, Gestor do Projecto. “Estamos responsáveis por providenciar o sistema piloto e para a instalação e integração para a demonstração, onde mostraremos como controlamos a localização do casco nos dois navios envolvidos numa operação simultânea”, conclui.

São aguardados cenários de teste para 2019 e 2020 no Trondheimsfiorden da Noruega, no porto de Roterdão e nas vias fluviais na Bélgica. Entretanto, prevê-se que já neste Verão se avance para a fase de Pacote de Trabalho de Adaptação Tecnológica e Integrações (WP03).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill