Face ao impasse nas negociações com a PSA/Labor/Sines, o Sindicato XXI decidiu avançar com a greve de 2 a 4 de Maio
Terminal XXI

Desde ontem e até amanhã, inclusive, os estivadores do Terminal XXI do porto de Sines afectos ao Sindicato XXI estão em greve, na sequência de uma decisão tomada em “plenário pela esmagadora maioria dos trabalhadores da PSA/Laborsines”, refere um comunicado daquele sindicato datado de 1 de Maio.

Segundo o sindicato, apesar de uma reunião ocorrida no dia 30 de Abril para ultrapassar o conflito laboral, “não foi possível após 4 horas de discussão, a obtenção de um acordo para levantar a greve”.

“Não iremos aceitar que a empresa tente eliminar o actual esquema de progressões e que substitua pelo esquema de percentagens que foi apresentado ao Sindicato aos trabalhadores”, refere o comunicado, acrescentando que “todos aqueles que não apoiarem a greve, a nosso ver, estão do lado da empresa, que quer eliminar o esquema de progressões salariais”.

O Sindicato XXI manifestou intenção de “respeitar o direito de quem não quer fazer greve”, mas também de “identificar quem furar a greve, ( dentro do pessoal efectivo), dar conhecimento a todos os colegas”, afixando “a lista de nomes no final de cada dia” e, “caso seja associado do Sindicato, irá ser equacionada a manutenção dessa condição posteriormente”.

Segundo a publicação Transportes & Negócios, depois de dia 4 de Maio, se se mantiver o impasse nas negociações, arrancará a greve ao trabalho suplementar, a partir de 5 de Maio, convocada até 4 de Outubro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill