Depois do porto do Pireu, chegou a vez do porto de Salónica ser maioritariamente concessionado a privados, no âmbito dos compromissos assumidos pela Grécia a troco do resgate financeiro ao país
Porto de Salónica

O Parlamento grego ratificou o contrato de concessão para a privatização do porto de Salónica, o segundo maior do país, que prevê a venda de 67% do porto por 231,9 milhões de euros, ao consórcio South Europe Gateway Thessaloniki (SEGT) Limited, que reúne o Deutsche Invest Equity Partners, o Belterra Investments (controlado por Iva Savvidis, dono do clube grego PAOK) e o Terminal Link SAS (da CMA CGM), refere o World Maritime News.

O acordo agora ratificado tinha sido assinado em Dezembro e prevê a opção de distribuição de dividendos ao Hellenic Republic Asset Development Fund (HRADF), a entidade que representa o Estado grego, relativos aos 7,22% de participação pública que a Grécia mantém no porto, e ainda investimentos previstos até 2051.

Termina assim um processo negocial iniciado em 21 de Dezembro, com avanços e recuos, e insere-se no âmbito da privatização dos portos do país, uma das condições impostas pelos credores internacionais para realizar o resgate financeiro à Grécia. Segundo o jornal, o valor global do acordo está estimado em 1.100 milhões de euros, envolvendo investimentos obrigatórios de 180 milhões ao longo dos próximos sete anos, assim como distribuição de receitas das concessões.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill