O Governo lançou ontem, em Elvas, o concurso para o troço de 94 quilómetros de ferrovia entre Évora e Elvas, no valor de 509 milhões de euros, tal como fora anunciado pelo ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques. O início da obra foi anunciado para o primeiro trimestre do próximo ano e a sua conclusão para 2022.
O lançamento da obra, que contará com financiamento da União Europeia (quase 50%), foi feito com a presença de uma comitiva que integrou o Primeiro-Ministro António Costa, o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, o ministro Pedro Marques, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a Comissária Europeia para os Transportes, Violeta Bulk, entre outras personalidades.
Antes dessa obra, arrancará a modernização dos 11 quilómetros de linha férrea entre Elvas e o Caia, junto à fronteira com Espanha, conforme recordou ontem o Primeiro-Ministro. A obra ontem lançada do troço entre Évora e Elvas vai abrir a porta da Europa ao porto de Sines, recordou António Costa, sublinhando que reduzirá os custos de transporte de quem operar a partir de Sines, Setúbal e Lisboa.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística