A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu esta semana que teve “grande cuidado que se teve desde o primeiro momento em relação aos impactos ambientais” do projecto de melhoria das acessibilidades marítimas do porto de Setúbal. A declaração foi feita durante a cerimónia de assinatura do auto de consignação do projecto, entre a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Mota-Engil – Engenharia e Construção.
Na ocasião, a presidente da APSS, Lídia Sequeira, também presente, afirmou à Lusa que esta intervenção considera os impactos no ecossistema do Sado, admitindo que “este é o período indicado para proceder a esta obra sem prejudicar o habitat das espécies do Sado», acrescentando que “o impacto será mínimo”.
O projecto representa um investimento de representará um investimento total próximo dos 25 milhões de euros, com financiamento do COMPETE 2020 em cerca de 14,8 milhões de euros, cuja empreitada terá uma duração máxima de 180 dias, esclarece o Ministério do Mar.
Para o Governo, o projecto trará vantagens para o porto de Setúbal, “nomeadamente ao nível do aumento da segurança e eficiência do transporte marítimo e das operações portuárias, no ganho de competitividade do porto sadino no sistema portuário nacional e internacional ou na possibilidade de receber navios com maiores dimensões – acompanhando assim a tendência do transporte marítimo global, onde os novos navios têm cada vez maiores dimensões”.
“Com este investimento, o porto de Setúbal poderá captar tráfegos que hoje vão para outros portos, nomeadamente portos de outros países”, referiu Ana Paula Vitorino, sublinhando que com esta melhoria o porto sadino aumentará o seu hinterland e passará a ser um porto capaz de servir regiões como a Estremadura espanhola ou a Andaluzia.
Segundo a Lusa, citada pela Cargo, o Governo estima que esta obra permita aumentar em 60% a carga total do porto de Setúbal e em 181% a carga contentorizada. E Lídia Sequeira terá reforçado a ideia à mesma agência, reconhecendo que “esta nova configuração do porto de Setúbal vai permitir aumentar a segurança e eficiência do transporte e garantir a competitividade do tecido empresarial ao potenciar a captação de mais tráfego”.
- Desempenho, Inovação e Sustentabilidade dos Portos
- A necessidade de inverter a estagnação do Sector Portuário nacional
- A Boa Ambição da Estratégia «Portos 5+»
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa












