Gás natural liquefeito sobressai entre combustíveis alternativos, dizem especialistas
gás natural liquefeito

O gás natural liquefeito (GNL) parece posicionar-se como o principal combustível alternativo ao petróleo, designadamente, na indústria do transporte marítimo. Esta é, pelo menos, a convicção de vários especialistas reunidos no evento sobre o mar Posidonia 2016, que decorreu recentemente em Atenas.

Assumindo que o crescimento da procura por combustíveis alternativos será um dado adquirido, muito por via da volatilidade dos preços do petróleo, da mudança constante das regras sobre combustíveis e do aumento estimado da tonelagem dos navios, os especialistas encaram o GNL como a solução mais viável.

De acordo com dados aí expostos, o GNL em breve representará 11 por cento da quota de mercado entre os combustíveis utilizados no transporte marítimo. Para o interesse neste combustível contribuem, quer as vantagens ambientais do GNL face aos combustíveis tradicionais, quer a revolução em curso operada pelo gás de xisto.

Michael Jeppesen, Engenheiro Mecânico na MAN Diesel & Turbo, presente no Posidonia 2016, salientou que as infra-estruturas começam a adaptar-se a esta nova realidade e que as próprias companhias petrolíferas a começam a compreender.

Entre os fabricantes de tecnologias desta área circulou a tese de que a procura por navios movidos a GNL estará a aumentar, precisamente porque os armadores também estão cada vez mais sensíveis para a questão.

“Actualmente, temos 150 encomendas para motores de combustíveis alternativos em termos de motores de dois tempos, principalmente provenientes de armadores gregos de cargueiros para GNL; dois terços das encomendas são para cargueiros de GNL e as restantes são para porta-contentores”, refere Michael Jeppesen.

Segundo dados avançados no evento, existem actualmente 500 navios movidos a GNL que utilizam a própria carga para se abastecerem e algumas dezenas já estão especialmente convertidos para este tipo de combustível.

De acordo com Michael Jeppesen, nos próximos 10 anos estima-se que os navios sejam abastecidos por combustíveis alternativos (especialmente GNL e Gás de Petróleo Liquefeito, ou GPL) e combustíveis tradicionais numa proporção de 50% para cada.

Dyonisios Antonopoulos, da Wartsila, fornecedora de equipamentos para navios e instalações offshore, também presente no evento, admitiu mesmo que a indústria dos cruzeiros aumentou significativamente os seus investimentos neste segmento de navios.

Já Theodosis Stamatelos, da Lloyd’s Register, também presente no Posidonia 2016, considerou que o importante é o custo. Para este responsável, aquilo que poderá pesar na decisão dos armadores de encomendarem novos navios ou converterem os actuais é a regulação do sector e a diferença de preços dos combustíveis (entre o GNL e os combustíveis pesados de baixo teor de enxofre).

“Com o fenómeno do gás de xisto, assistimos a uma descolagem entre o preço do petróleo e o do gás, sendo que quando esse diferencial se tornar claro, então, veremos arrancar novos projectos”, referiu Stamatelos ao World Maritime News.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill