O Grupo chinês Genting Hong Kong adquiriu ao Grupo Nordic Yards os estaleiros alemães de Warnemünde, Wismar e Stralsund, por 230,6 milhões de euros, para a construção de novos navios de cruzeiro.
O Grupo Genting Hong Kong é já o maior operador asiático de navios de cruzeiro, detendo o controlo das companhias Star Cruises e Crystal Cruises, bem como ainda uma participação minoritária na Norwegian Cruise Line.
Esta aquisição surge na sequência da compra, em Setembro passado, dos estaleiros de construção e reparação naval de Bremarhaven, Lloyd Werft, a quem tinham encomendado já a construção de três novos cruzeiros de 100 mil toneladas , certificados para gelo e destinados à Crystal Cruises
Com esta aquisição, o Grupo Genting Hong Kong passa também a constituir-se como o quarto maior construtor europeu de navios de cruzeiro, logo a seguir aos italianos da Fincantieri, com oito estaleiros, aos alemães da Meyer, com três, e aos franceses da STX com um.
De salientar que os estaleiros alemães agora adquiridos pelo Grupo Genting Hong Kong pertenciam já ao empresário russo, Vitaly.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística