COSCO

A China Ocean Shipping Company e a China Shipping Group fundiram-se na Cosco Shipping Corporation, que foi ontem formalmente constituída em Shangai, referem meios de informação internacionais.

A nova empresa tem uma frota de 832 navios, avaliados em cerca de 20 mil milhões de euros e passa a constituir uma importante rival da Maersk, MOL e NYK Line. É igualmente a quarta companhia mundial em termos de frota de porta-contentores.

Esta fusão surge num contexto particularmente delicado para a indústria do transporte marítimo, afectada pela desvalorização das tarifas de transporte e excesso de capacidade instalada

No entanto, responsáveis chineses acreditam que tais fenómenos contribuirão para a consolidação do mercado, através de fusões, como a que agora se verificou, e aquisições.

Surge também num momento em que têm vindo a público relatos que dão conta de reuniões destinadas a concretizar uma nova grande aliança no sector, que envolve a CMA CGM e a China COSCO, e eventualmente a Evergreen e a OOCL.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill