A Fórum Oceano vai organizar um workshop denominado «Seafood as key sector for Blue Growth in the EU Regions» no próximo dia 17 de Maio, no âmbito do projecto SAFER – Smart Atlantic Seafood Clusters e da programação do Dia Europeu do Mar de 2019, que será celebrado em Lisboa nos dias 16 e 17 de Maio.
De acordo com a associação promotora, “o workshop tem como objectivo discutir como é que a aplicação de novas tecnologias, nomeadamente a adopção do modelo de Indústria 4.0, e a cooperação transnacional, podem responder aos desafios enfrentados pela fileira do pescado”.
Quanto ao SAFER, co-financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, “visa potenciar o nível de inovação, promovendo a adpoção de novas tecnologias e o aumento da cooperação transnacional”, identificando “oportunidades para integração de novos processos, incrementando a eficiência e melhorando a comunicação entre os atores ao longo de toda a cadeia de valor”, refere a Fórum Oceano.
Trata-se de um projecto promovido por um consórcio com 9 parceiros de 5 Estados-Membro (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido), orçado em 1,8 milhões de euros (75% dos quais financiados pelo FEDER) e uma duração de 36 meses, e que desenvolve uma rede transnacional de clusters marítimos europeus. Nesse sentido, os parceiros prevêem realizar “cinco acções piloto, cujos resultados e recomendações serão posteriormente partilhados com 21 regiões do espaço Atlântico”, refere a Fórum Oceano.
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?