O Grupo Italiano Fincantieri SpA é o único concorrente à aquisição da quota do Grupo Sul-Coreano STX nos estaleiros de Saint-Nazaire.

Especializados na construção de navios de Cruzeiro, os estaleiros de Saint-Nazaire STX, detidos em 67% pelo Grupo Sul-Coreano STX e pelo Estado Francês em 33%, encontram-se desde há meses em processo de alienação da quota correspondente ao Grupo Sul-Coreano, parece terem como único concorrente interessado o Grupo Italiano Fincatieri, igualmente especialista e ainda um dos maiores construtores mundiais de navios de Cruzeiro.

Tanto quanto é dado saber, o Grupo Francês DCNS, manifestando também inicialmente um possível interesse nessa aquisição, já afirmou manter conversações tanto com o Grupo Ficantieri como com o Grupo Holandês Damen mas não avançará por si com qualquer proposta.

Nesse sentido, no que respeita ao Estado Francês, já se sabe também que, não obstante, pretende manter a sua posição minoritária qualificada não pretende alargar a sua posição mas não deixará de ter uma palavra a dizer sobre a concretização do negócio, como referido por um elemento do respectivo Governo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill