Filipe Miguel Dias Martins, Responsável de Operações da NAVEX em Leixões, venceu o Young Ship Agent or Broker Award for 2018, um prémio para o melhor jovem agente de navegação ou broker de 2018, atribuído pela Federation of National Associations of Ship Brokers and Agents (FONASBA), pelo seu estudo «The Shipping World in 2025, a Roadmap for Ship Agents».
No trabalho com que concorreu ao prémio, Filipe Martins desenvolveu uma análise prospectiva para o sector dos agentes de navegação com incidência nos próximos sete a oito anos. Como disse a propósito o finlandês Gunnar J. Heinonen, ex-presidente e membro honorário da FONASBA, “foi uma análise enérgica, excelente e orientada para o futuro sobre as ameaças e oportunidades que se deparam à nossa profissão”.
Segundo apurámos, o trabalho demorou cerca de 4 a 5 meses a concluir e será contemplado com um prémio monetário, a entregar durante o encontro anual da FONASBA, que decorrerá de 16 a 20 de Outubro, em Cancún, no México.
O prémio foi instituído pela FONASBA em 2015 e visa distinguir trabalhos sobre o mar produzidos por agentes de navegação ou brokers com idade até 40 anos. Este ano, além do candidato português, estavam a concurso profissionais do Bahrein, Brasil e África do Sul.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo