A Associação Internacional de Portos (IAPH) desenvolveu uma ferramenta para certificar operadores de abastecimento de GNL, que visa induzir boas práticas na indústria
International Association of Ports and Harbors

Depois de ter sido apresentada oficialmente em Maio pela Associação Internacional de Portos (International Association of Ports and Harbors, ou IAPH), a ferramenta de certificação de operadores de abastecimento (bunkering)de gás natural liquefeito (GNL) está agora disponível no site lngbunkering.org.

A ferramenta inclui uma lista de operadores baseada nos padrões, orientações e boas práticas da indústria e permite que o sistema de gestão da qualidade dos operadores seja auditado mediante oito critérios. Depois de auditado e certificado, os portos podem emitir uma licença para que o operador opere na sua jurisdição.

Os portos aderentes podem partilhar os resultados destas auditorias sobre a segurança dos operadores entre si, sem necessidade de repetir o processo de auditoria a um operador que já tenha sido sujeito ao mesmo. Além de ser um elemento identificador da qualidade de um operador, a ferramenta constitui um elemento dissuasor de más práticas, definindo e clarificando a responsabilidade dos operadores.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill