Depois de ter sido apresentada oficialmente em Maio pela Associação Internacional de Portos (International Association of Ports and Harbors, ou IAPH), a ferramenta de certificação de operadores de abastecimento (bunkering)de gás natural liquefeito (GNL) está agora disponível no site lngbunkering.org.
A ferramenta inclui uma lista de operadores baseada nos padrões, orientações e boas práticas da indústria e permite que o sistema de gestão da qualidade dos operadores seja auditado mediante oito critérios. Depois de auditado e certificado, os portos podem emitir uma licença para que o operador opere na sua jurisdição.
Os portos aderentes podem partilhar os resultados destas auditorias sobre a segurança dos operadores entre si, sem necessidade de repetir o processo de auditoria a um operador que já tenha sido sujeito ao mesmo. Além de ser um elemento identificador da qualidade de um operador, a ferramenta constitui um elemento dissuasor de más práticas, definindo e clarificando a responsabilidade dos operadores.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística