Crescimento da dimensão dos navios preocupa operadores portuários europeus

Em comunicado emitido no passado dia 3 de Dezembro, a Federação Europeia dos Operadores Portuários Privados (FEPORT) apelou a um diálogo urgente entre todos os agentes da cadeia logística e de fornecedores, incluindo institucionais, envolvidos na actividade portuária.

Para a FEPORT, o diálogo justifica-se cada vez mais devido à crescente dimensão dos navios e aos efeitos que tal provoca na actividade portuária e em toda a cadeia logística, que são obrigados a investir na adaptação de infra-estruturas e super-estruturas às necessidades dos seus clientes.

Os membros da FEPORT manifestam-se dispostos a continuar a investir, desde que possam recuperar os seus investimentos, mas reconhecem que os equipamentos tornam-se rapidamente obsoletos face ao ritmo de crescimento da dimensão dos navios.

No mesmo dia, a Associated British Ports (ABP), o principal operador portuário britânico, responsável por uma rede de 21 portos em Inglaterra, Escócia e País de Gales, foi formalmente admitido na FEPORT.

A FEPORT representa os interesses de operadores de terminais e empresas de estiva com actividade nos portos da União Europeia e Turquia. Os seus membros investiram mais de 40 mil milhões de euros nos últimos 10 anos na modernização dos portos europeus.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill