Os estaleiros navais europeus receberam mais encomendas para a construção de novos navios no primeiro trimestre de 2016 do que os estaleiros navais asiáticos.
DSF

De acordo com um relatório agora publicado pela Associação Alemã das Indústrias Marinhas, dos 6,5 mil milhões de dólares (5,8 mil milhões de euros) em encomendas colocadas para a construção de novos navios à escala global, os estaleiros europeus receberam cerca de 3,7 mil milhões (3,3 mil milhões de euros), mais de 50%, respeitando a maioria dessas encomendas sobretudo o sector de Cruzeiros.

Entre os estaleiros mais beneficiados encontram-se os estaleiros italianos da Fincantieri também com quatro novos navios para a Carnival, quatro outros para a Costa Asia, uma para a P&O Cruises Australia e outro para a Princess Cruises, tendo ainda, já no final de Março, recebido ainda uma outra encomenda da Norwegian Cruise Line, bem cmo os estaleiros alemães de Meyer Werft, com encomendas da Saga Cruises e da Disney Cruise Line para a construção de quatro novos navios no total.

Entretanto, o bom momento para a indústria europeia parece continuar no segundo trimestre, tendo-se verificado já novas encomendas no valor total de 3,5 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros), correspondendo a seis novos navios encomendados pelo Genting Group Malaio a mais três estaleiros alemães.

Uma situação de reviravolta na construção naval que se dá pela primeira vez em muitos anos, alterando-se drasticamente em relação ao passado recente.

De facto, se a Coreia do Sul tinha recebido no primeiro trimestre de 2015 cerca de 30% de todas as encomendas mundiais, representando um valor na rdem dos 80 mil milhões de dólares (71,3 mil milhões de euros), no mesmo perído em 2016, essa percentagem caiu abruptamente para a casa de apenas 6%, com os três maiores construtores sul-coreanos, Hyundai Heavy Industries, Daewoo Shipbuilding e Samsung Heavy Industries, a terem prejuízos na casa dos 6,7 mil milhões de dólares (6 mil milhões de euros).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill