Estivadores de 41 países preparam-se para combater a automação nos portos e bloquear contratações colectivas que contemplem a construção de terminais automatizados nos portos da Costa Atlântica e Golfo do México em que existam filados do IDC
International Dockworkers Council

Na sua página no Facebook, o Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística (SEAL) reproduz uma Declaração do International Dockworkers Council (IDC), do qual é membro e que representa 92 sindicatos de estivadores de 41 países, na qual se anuncia uma interpelação aos empregadores “para que acabem com a automação em todos os portos que empreguem estivadores seus filiados”.

“Reunidos em conferência em Barcelona, as lideranças sindicais IDC dos estivadores dos EUA, Espanha e França declaram como objectivo para os portos e Sindicatos de Estivadores por todo o mundo que os mesmos modelem toda a futura negociação de contratação colectiva à imagem daquela que foi negociada no ano passado pelo ILA – International Longshoreman’s Association” e que impedia “a construção de terminais automatizados em todos os seus portos nas Costas Atlântica e do Golfo do México”, refere a declaração.

Para a IDC, a automação é uma ameaça às “futuras oportunidades de emprego para estivadores” e justifica uma reacção dos sindicatos. Nesse sentido, será preparada uma moção sobre o tema e “apresentada na próxima Assembleia Geral do IDC, onde a automação será um dos principais assuntos a ser discutido”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill