Em 2015, foram encomendados 1363 novos navios, menos 43 % que em 2014, segundo a empresa britânica de serviços marítimos Clarkson. O mês com mais encomendas foi Setembro (188 encomendas) e de menos volume foi Dezembro (66), tudo indicando que em 2016 a tendência vai manter-se.

De acordo com a mesma fonte, esta quebra fica a dever-se, essencialmente, à diminuição de encomendas de graneleiros. Já o segmento de contentores foi o único em que se registou um crescimento acentuado (255 encomendas, o dobro de 2014), segundo a Alphaliner, fornecedora global de dados sobre transporte marítimo.

O mercado chinês esteve particularmente exposto a esta quebra. Os estaleiros chineses receberam menos de metade de encomendas de graneleiros – que são 42% do seu portfolio, contra 3% dos estaleiros coreanos – face ao ano anterior. A China recebeu 69 encomendas de graneleiros, contra126 em 2014.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill