Empresas de transporte marítimo comercial e de cruzeiros criaram a Clean Shipping Alliance 2020 (CSA 2020) para promoverem o desenvolvimento e a implementação no mercado de exaustores de gases de escape de navios (scrubbers) no âmbito das novas regras sobre combustíveis marítimos que entrarão em vigor a partir de 2020.
Segundo vários meios de comunicação internacionais, os fundadores da aliança são o Blystad Group, a Cargill, a Carnival Corporation, a DHT Holdings, a Eagle Bulk Shipping, a Eastern Pacific Shipping, a Frontline, o Golden Ocean Group Limited, o Grimaldi Group, o Hunter Group ASA, o Navig8 Group, a Okeanis Eco Tankers, a Oldendorff Carriers, a Safe Bulkers, a Spliethoff, Star Bulk Carriers, a Torm e a Trafigura.
A aliança surge num momento em que a indústria marítima debate quais serão as melhores soluções para enfrentar os desafios das novas regras. Nesse contexto, embora importantes empresas de transporte marítimo já tenham admitido adoptar esta tecnologia, algumas análises contestam-na, designadamente, por contribuírem para a continuação da utilização dos combustíveis mais poluentes e retardarem o recurso a combustíveis com menor teor de enxofre (os low suplhur fuel oils, ou LSFO), assim dificultando a descarbonização da indústria.
De acordo com os mesmos meios de comunicação, o objectivo da aliança é “fornecer informação e dados de pesquisa que melhor informem a indústria, as autoridades nacionais e internacionais, as organizações não-governamentais e o público sobre o desempenho ambiental e os benefícios dos Sistemas de Limpeza de Gases de Escape e as emissões de ar e água associadas”.
Ainda segundo estes meios, todos os fundadores da aliança investiram nesta tecnologia e acreditam que ela poderá fazer a diferença em ambientes portuários e oceânicos nos quais os navios equipados com ela operem, assim contribuindo para a promoção do progresso ambiental internacional.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo