As taxas de frete nas principais rotas a partir da Ásia subiram ontem na casa dos 42% perante a eminência do colapso da Hanjin Shipping já em processo de falência.
Hanjin Shipping

Dados do mercado, fornecidos entre outros pelo World Container Index, apontam para um aumento das taxas de frete nas principais rotas a partir da Ásia, na casa dos 42%, tal como está a suceder exactamente na rota Xangai-Los Angeles, aumentando também cerca de 19% na rota Xangai-Nova Iorque e 39% na rota Xangai-Roterdão.

O colapso da Hanjin, o maior armador Sul-Coreano, está a provocar uma onda de choque no mercado com as taxas de frete de curto prazo a atingirem a maior volatilidade em termos de valor que deverá ainda prologar-se por semanas sem que alguém sabe ainda exactamente como irá terminar.

Neste momento a frota da Hanin Shipping, com dívidas na ordem dos 5 mil milhões de dólares, está avaliada em 1,7 mil milhões de dólares, sendo composta por 63 navios, 18 dos quais graneleiros, 39 de contentores, 5 tanques e ainda um pequeno navio de graneis secos.

Entretanto coloca-se a hipótese da HMM, Hyundai Merchant Marine, o segundo maior armador Sul-Coreano com 36 navios, poder estar interessado na aquisição da Hanjin mas a operação financeira afigura-se complexa e, no momento, são os próprios responsáveis da HMM a descartar tal possibilidade aventada pelo próprio Regulador Financeiro Sul-Coreano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill