No dia 8 de Dezembro, a Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA, na sigla em inglês), apresentou à Comissão Europeia (CE) 16 propostas para impulsionar a política europeia do transporte marítimo. De acordo com a ECSA, o plano da CE para reavaliar e, eventualmente, rever essa política em 2017 será uma oportunidade para incorporar novos contributos orientados para o crescimento sustentável do transporte marítimo europeu.

As 16 propostas da ECSA estão alinhadas com algumas das principais prioridades da CE, podem ser implementadas durante o seu actual mandato, que termina em 2019, e enquadram-se em quatro grandes áreas: liderança europeia num negócio global, política de “Short Sea 2.0” orientada para as Auto-estradas do Mar, transporte marítimo como solução de transporte sustentável e longas carreiras no sector, quer o mar, quer em terra.

Para o presidente da ECSA, Thomas Rehder, o que a organização quer mostrar à Comissária Europeia para a Mobilidade e os Transportes, Violeta Bulc, é que as propostas assentam «nos objectivos mais vastos da CE» e que «existem muitos resultados fáceis de atingir que nos podem permitir dar um contributo tangível para esses objectivos».

Numa intervenção num evento da ECSA, a Comissária agradeceu os contributos e manifestou esperança em que a organização possa converter essas prioridades em acções concretas. A propósito da competição internacional, acrescentou ainda que «o apetite europeu pelo sucesso espalhou-se em todo o mundo; é importante que a Europa esteja na sua vanguarda».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill