O sistema denomina-se High Bay Storage, será colocado no terminal 4 do porto de Jebel Ali, no Dubai, e pode representar ganhos de eficiência e produtividade relevantes na indústria portuária
Intrum

A operadora de terminais portuários DP World e a empresa de engenharia industrial SMS desenvolveram em parceria um sistema de disposição de contentores revolucionário que será instalado pela primeira vez no terminal 4 do porto de Jebel Ali, no Dubai, a tempo da feira mundial Dubai Expo 2020, que ocorrerá entre 20 de Outubro de 2020 e 10 de Abril de 2021.

O novo sistema, designado High Bay Storage, é uma solução inteligente originalmente concebida pela AMOVA, uma subsidiária da SMS, para movimentar bobinas de 50 toneladas em suportes com 50 metros de altura. A AMOVA é a primeira empresa a adaptar esta tecnologia de resultados comprovados à indústria portuária, refere a DP World.

“Em vez de empilhar directamente os contentores uns sobre os outros, que tem sido o procedimento padrão desde há décadas, este sistema permite colocar cada contentor num compartimento individualizado”, esclarece a DP World. Desta forma, os contentores são dispostos num suporte de 11 níveis, aumentando a capacidade de armazenamento em 200% face a um terminal convencional, ou igualando a mesma capacidade, mas em menos de um terço do espaço, refere a operadora.

Além disso, graças ao design do sistema, cada contentor pode ser acedido individualmente sem necessidade de remover qualquer outro, melhorando 100 por cento a utilização de um terminal. Trata-se de um sistema que representa “grandes ganhos em velocidade, eficiência energética, segurança e uma grande redução de custos”, refere a DP World. No caso dos custos, podem ser reduzidos pela capacidade para diminuir o tempo de carga e descarga de mega-navios em cera de 30%, considera a empresa.

NOTA: A Foto é da DP World

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill