O crescimento de 4,8%, na primeira metade de 2018, da DP World, significa uma subida para 35,6 milhões de TEU no movimento de contentores, com um crescimento ligeiramente mais acentuado principalmente na Europa e na Austrália.
No caso dos Emirados Árabes Unidos, atingindo um total de 7,7 milhões de TEU, o volume global no movimento contentores manteve-se relativamente estável, embora, em rigor, se tenha verificado um ligeiro acréscimo marginal de 0,2% em termos anuais.
A um nível consolidado, os terminais da DP World movimentaram 18,6 milhões de TEU durante o primeiro semestre de 2018, representando uma melhoria de 4% na performance base, e mais 4,5% no período homólogo.
De acordo com o comunicado da empresa, o que neste momento condiciona o crescimento são os obstáculos geopolíticos e as mais recentes mudanças políticas relativas ao comércio internacional, que continuam a gerar incerteza no mercado de contentores. Ainda assim, todavia, conclui o comunicado, o desempenho do primeiro semestre demonstra que o portfólio da empresa está bem posicionado para gerar bons resultados e um crescimento sustentável.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo