Portos indianos

Os 12 maiores portos indianos movimentaram 212,78 milhões de toneladas de mercadoria no segundo trimestre deste ano, mais 5,28% do que no período homólogo de 2015, refere o World Maritime News.

De acordo com o jornal, os portos de Paradip, Visakhapatnam, V.O. Chidambaranar, Cochin, Mormugao e Kandla registaram um crescimento positivo. Já os portos de Kamarakar Port, Jawaharlal Nehru Port Trust (JNPT), Kolkata Port (Kolkata Dock System (KDS) + Haldia Dock Complex (HDC), Mumbai Port Trust, Chennai Port e New Manglore Port Trust tiveram crescimento negativo.

O maior destaque foi para o porto de Mormugao, que cresceu 85,6%, essencialmente devido ao tráfego de minério de ferro, carvão térmico (usado na produção de calor, sobretudo em fornos, geração de vapor e outros sistemas de aquecimento) e de vapor. Seguiram-se os portos de Paradip (+17,7%), Vishakhapatnam (+13,7%), Kandla (+8,1%), Cochin (+5,4%) e V.O. Chidambaranar (+0.02%).

O petróleo e os lubrificantes foram os produtos mais movimentados, tendo representado 31,9% do movimento total, seguido pelos contentores (19,5%) e pelo carvão térmico e de vapor (16,8%), refere o jornal.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill