Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, confirmou ao Jornal de Negócios (JN) que encomendou aos estaleiros navais da West Sea, do grupo Martifer, em Viana do Castelo, a construção de um navio oceânico destinado a cruzeiros de expedição na Antártida. O empresário revelou ainda que o navio já está em construção e deverá ser lançado à água em Novembro de 2018.
Embora não tenha revelado o valor do navio, admitiu que existem vários navios semelhantes em construção em todo o mundo, a um custo que varia entre 70 a 100 milhões por unidade. No seu caso, a operação será apoiada por “dois empréstimos obrigacionistas, no valor global de 50 milhões de euros, e o restante com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, do Montepio e do Banco Carregosa”, segundo revelou ao JN.
O empresário admitiu igualmente que o navio já está integralmente fretado pela Polar Cruise Company Quark Expeditions. “Já tenho esses meses vendidos por duas temporadas, prazo renovável por igual período”, referiu ao JN. Para o resto da temporada, o navio percorrerá “pequenos e distintos portos ao redor do mundo, normalmente não acessíveis a navios de cruzeiros maiores”, referiu.
O navio terá a designação de MS World Explorer, 126 metros de comprimento e 19 de largura, um peso de 9.400 toneladas, capacidade aproximada para 200 passageiros e 111 tripulantes e navegará a uma velocidade de cruzeiro operacional de 16 nós. Ainda segundo o JN, terá casco reforçado e hélices para atravessar o gelo, e os “motores, o sistema de propulsão, automação, o controlo de posicionamento dinâmico e o cérebro central de controlo do navio será Rolls-Royce”, referiu o empresário.
Projectado pelo arquitecto naval italiano Giuseppe Tringali, refere o jornal, o navio “vai oferecer itinerários de cruzeiros de expedição na Antártida durante quatro meses, entre Novembro e Março, com partida em Ushuaia, cidade situada na ponta sul da Argentina” e as viagens serão “segmentadas em etapas de 10 dias” a um preço próximo dos “mil euros por noite”, referiu Mário Ferreira ao JN.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019