Na 11ª e última etapa da Volvo Ocean Race, o Dongfeng Race Team tornou-se líder e vencedor da edição da Volvo Ocean Race 2017/18.
Volvo Ocean Race

A equipa Dongfeng Race Team , ao vencer a 11ª e última etapa da Volvo Ocean Race , sagrou-se igualmente vencedora da edição da Volvo Ocean Race 2017/18.

Num percurso de 970 milhas, de Gotemburgo, na Suécia, até Haia, o skipper Charles Caudrelier levou sua equipa à primeira vitória, tendo seguido a opção arrojada de seguir junto à costa, a leste das restantes equipas.

“Escolhemos ir junto à costa, mesmo com toda a navegação exigente, difícil e complicada, com muitos bancos de areia, esquemas de separação de tráfego, encontrando mesmo eventualmente alguns parques eólicos e condições climatéricas instáveis, porque essa nos pareceu, de facto a melhor opção”.

“Sabíamos que inicialmente ficaríamos para trás e que, se tudo corresse bem, seria apenas no final que tudo se decidiria. Quando surgiu o último relatório de posição (13:00 UTC de Domingo) nós estávamos a 27 milhas da meta final e as restantes equipas a cerca de 20 milhas, pensámos que estávamos acabados. Mas fiz um novo cálculo e vi que podíamos ainda terminar com uma milha de avanço. Acordei então toda a equipa e disse: “vamos apertar!”, revelou Caudrelier em comunicado à chegada.

O Brunel e o AkzoNobel, optaram pela rota offshore.

O MAPFRE acabou por seguir a mesma opção mas tardiamente e acabou por se atrasar, não tendo conseguido a equipa de Xabi Fernández melhor do que um terceiro na etapa, o que os atirou assim para o segundo lugar da geral.

Com o quarto lugar na etapa, o Team Brunel conseguiu assegurar, por seu lado, o terceiro lugar da geral.

Quanto ao Vestas 11th Hour Racing, depois de um começo promissor na 11ª etapa, não conseguiu melhor do que um quinto lugar.

Entretanto, no que respeita ao Team AkzoNobel e ao Turn The Tide on Plastic, terminaram em igualdade de pontos na classificação geral e o desempate será feito agora a partir das  classificações obtidas nas regatas In-Series Port.

Em 45 anos de história da Volvo Ocean Race nunca tinha havido um final tão disputado e esta edição ficará para a História também pela primeira vitória de uma equipa com bandeira chinesa, o que significa também que Carolijn Brouwer e Marie Riou passam igualmente a ser as primeiras mulheres a vencer uma Volvo Ocean Race.

 

Resultados Finais:

Classificação geral da Volvo Ocean Race após a 11ª etapa
1. Dongfeng Race Team- 73 pontos
2. MAPFRE – 70 pontos
3. Team Brunel – 69 pontos
4. team AkzoNobel – 59 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing – 39 pontos
6. SHK / Scallywag – 32 pontos
7. Turn the Tide on Plastic – 32 pontos



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill