Na última Sexta-feira, a Directora Executiva Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA, em inglês), Maja Kostelac, visitou o porto de Sines. Na ocasião, mostrou especial interesse pelo funcionamento da Janela Única Portuária (JUP) e pela sua integração com a alfândega, referiu a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
De acordo com a APS, a visita inseriu-se no contexto da aplicação do novo Regulamento Europeu da European Maritime Single Window, o que terá justificado a presença na comitiva da Directora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Helena Borges, e do Director-geral da DGRM, José Simão, que também coordena os trabalhos de desenvolvimento da Janela Única Logística (JUL), projecto nacional que responderá aos requisitos do novo regulamento.
Recebida por membros da administração portuária de Sines, Maja Kostelac foi informada dos principais factores de competitividade e a evolução do porto nos últimos anos, incluindo a forte componente de segurança e protecção marítima, assistiu a uma apresentação do funcionamento da JUL em Sines e a uma demonstração do estado atual do projecto da JUL.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística