As 10 principais frotas de marinha mercante mundiais valem cerca de 411 mil milhões de euros (516 mil milhões de dólares), revelam dados da prestadora de serviços ao sector marítimo Vessels Value relativos ao final de Janeiro deste ano. A lista completa inclui, a Grécia, o Japão, a China, os Estados Unidos, a Noruega, Singapura, a Alemanha, o Reino Unido, a Coreia do Sul e a Dinamarca.
A frota mais valiosa é a da Grécia, estimada em 80,6 mil milhões de euros, seguida pela da frota japonesa, avaliada em 71,8 mil milhões de euros, e pela da China, avaliada em 67,7 mil milhões de euros.
No caso da Grécia, como mostra a Vessels Value, o valor da frota está concentrado nos navios tanque (29 mil milhões de euros), nos graneleiros (28,8 mil milhões de euros) e nos navios de gás natural liquefeito, ou GNL (10,8 mil milhões de euros). Já o Japão destaca-se por ser o país com a frota de navios de GNL mais valiosa (11,7 mil milhões de euros), bem como de graneleiros (30,9 mil milhões de euros). E a China por uma tendência crescente na frota de navios tanque, induzida pela importação de crude e pela dinâmicas exportações.
Ver o quadro da Vessels Value aqui
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística